Olá, amigos(as),
Sejam bem-vindos ao Blog do professor Ricardo! Estou disponível para trocar idéias com os colegas do curso de Introdução à Inclusão Digital, do Curso de Letras, como também com professores e alunos do CEFE.
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Olá nobre colega, sinto-me feliz em poder compartilha, com o nobre colega o um curso tão proveitoso como este que estamos fazendo, e espero que o curso de introdução a educação digital, traga para nós um enriquecimento intelectual, para que possamos aprimorar cada vez mais nossa maneira de transmitir o conhecimento
Computador: o elo de transformação
Há um certo tempo, para expressarmos os nossos sentimentos e opiniões, fazíamos uso da língua escrita de próprio punho (através das cartas). Logo após, surgiu a máquina datilográfica, que facilitou a escrita e deu qualidade visual aos nossos textos.
E surge o computador como elo de transformação. Ele possibilita o arquivo de dados, o acesso à informação, de forma rápida e precisa, como também a comunicação entre as pessoas em tempo real.
Com o computador, a escola se transforma. a aprendizagem e a prática pedagógica são encaradas de uma forma especial. O aluno passa a ter acesso à informação; em contato com os mais variados textos e pessoas, ele muda a maneira de pensar, de agir, participando de forma mais responsável e ativa na sociedade e na comunidade escolar. O professor passa a dispor de uma gama de ferramentas, as quais são utilizadas para o planejamento da atividade pedagógica, tornando-a mais atraente e participativa.
José Ricardo Alves da Silva.
Do sonho à realidade
Desde a época das cavernas, o homem procurou criar instrumentos para facilitar a sua vida e transformar a sua realidade, utilizando as condições que o meio lhe oferecia.
São muitos os homens que ousaram inovar, mesmo com as limitações de conhecimento tecnológico e de recursos necessários para as suas criações. Podemos citar, como exemplo, Santos Dumont que, observando um pássaro, sonhou criar um meio para que o homem pudesse realizar a proeza de voar.
Para obter um melhor relacionamento e desempenho no meio em que vive, o homem precisava disseminar a informação. Portanto, ele criou meios para alcançar esse objetivo: a escrita, o rádio, o telégrafo, a televisão, o telefone, o fax, o computador, o celular, a internet etc.
Essas novas tecnologias criadas chegaram ao nosso convívio de forma rápida e afetou muito as nossas vidas, porque não estávamos preparados para acompanhar essa transformação brusca. Mas, com o tempo, percebemos que essas novas tecnologias são essenciais para o nosso crescimento pessoal e profissional.
Com as exigências do mundo globalizado se faz necessário acompanhar as mudanças que ocorrem. Com o domínio das novas tecnologias (computador, internet) o profissional de educação sempre se mantém atualizado e com mais recursos, os quais certamente contribuem para que o processo ensino- aprendizagem se torne mais atrativo, proporcionando o maior envolvimento do aluno, tornardo-o um ser crítico e participativo.
José Ricardo Alves da Silva
Caríssimo Prof. Ricardo,
suas análises sobre o uso das tecnologias está muito bem fundamentada, mas poste-as também no Blog do Curso de Educação Digital 40 h - www.ntecaico.educdigital.blogspot.com
Parabéns
Suely de M. Pereira
Profª Multiplicadora do NTE José Augusto - Caicó/RN
Postar um comentário